Como cuidar dos cabelos no inverno

Como cuidar dos cabelos no inverno. O inverno pode deixar os cabelos mais fragilizados e quebradiços. Muitas mulheres que passam por essa época do ano podem notar uma maior queda dos fios, deixando-os mais ralos e causando muitas dores de cabeça para que os devidos cuidados sejam tomados para evitar danos permanentes no couro cabeludo e na estrutura das madeixas.

As baixas temperaturas no inverno modificam a rotina de cuidados com os fios por conta das altas temperaturas para a higienização do couro cabeludo, além de uma possível menor frequência na lavagem.

Para evitar essas quedas, há algumas dicas para cuidar dos cabelos no inverno, com alguns procedimentos que podem ser aplicados e simples mudanças na rotina que podem deixar os fios mais resistentes, fortes e saudáveis.

1 – Evite a higienização dos fios com água em altas temperaturas

A lavagem dos cabelos no inverno, devido ao frio, é normalmente feita durante o banho com água com alta temperatura, o que pode prejudicar na estrutura dos fios, danificando-os. A água quente estimula a produção de lipídios pelo couro cabeludo, assim os fios podem ficar mais oleosos e fazer com que fiquem mais frágeis, facilitando a queda, além de também oferecer um aspecto de sujo mais rapidamente.

É ideal lavar o cabelo separadamente, assim será possível utilizar água morna ou fria para realizar uma higienização mais saudável e que cause menos riscos às madeixas.

2 – Mantenha a mesma periodização para lavar os fios

O inverno normalmente muda a rotina de higienização dos cabelos, fazendo com que muitas mulheres diminuam a frequência para a lavagem, o que pode prejudicar os fios pelo acúmulo de gordura, obstruindo os folículos e podendo causar o aspecto de sujo e engordurado, também favorecendo para uma queda dos fios com maior frequência.

É ideal manter a mesma periodização para lavar os fios que em qualquer outra época do ano, preferencialmente entre duas à três vezes por semana, no mínimo, minimizando a chance de quedas.

3 – Evite cobrir os cabelos demasiadamente no período do inverno

Há várias formas de proteger-se do frio no inverno e uma delas é o uso de bonés e toucas que podem causar a sensação de quente para aumentar a temperatura corporal, porém para os cabelos esse processo pode ser prejudicial.

Ao utilizar bonés, chapéus, toucas e lenços que acobertem o couro cabeludo, esses acessórios poderão deixá-lo abafado e, como nos exemplos acima, também aumentar a incidência de produção de seborreia*, facilitando a queda dos fios.

Além do aumento da gordura nos cabelos, o uso desses enfeites também poderá causar fungos e bactérias, sem deixar que as madeixas respirem e causando maior incidência da queda.

*O que é seborreia?

É uma alteração crônica, não contagiosa e recorrente, em que ocorre inflamação nas áreas da pele onde há uma maior quantidade de glândulas sebáceas. Caracteriza-se por placas eritemato-descamativas arredondadas, ovaladas, localizadas em áreas mais oleosas como o couro cabeludo, causando coceira no couro cabeludo. A seborreia (dermatite seborreica) pode ocasionar a formação de caspa e oleosidade nos cabelos e no couro cabeludo, e pode afetar outras partes do corpo.

4 – Diminua o uso do secador de cabelo no inverno

Por conta das altas temperaturas que o secador de cabelo causa, o mesmo também deve ser evitado após a higienização, ainda que no inverno a frequência de uso desse equipamento tende a aumentar.

O problema do secador de cabelo é que as altas temperaturas também podem estimular na produção de lipídios no couro cabeludo, deixando os cabelos ainda mais fragilizados e causando danos às madeixas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *